Lentes e espelhos
Espelho é o nome dado a uma superfície polida capaz de refletir a luz. Se essa superfície é plana, o espelho é denominado plano. Porém, se a superfície refletora tem a forma de uma calota esférica, ela constitui um espelho esférico. Se a face interna da calota é refletora, o espelho esférico é do tipo côncavo; se a face externa da calota é refletora, o espelho esférico é do tipo convexo.
O tipo de imagem formada num espelho depende da forma dele e da distância que o separa do objeto.
Espelho plano: A imagem e o objeto estão a mesma distancia do espelho e tem o mesmo tamanho.
Espelho côncavo: a imagem refletida de um espelho côncavo pode ser real ou virtual. É virtual quando formada pelos prolongamentos dos raios refletidos, não é invertida e é sempre maior que o objeto. É real quando formada pelos próprios raios, é sempre invertida e pode ser maior, igual ou menor que o objeto.
Espelho convexo: A imagem refletida de um espelho convexo é sempre menor que o objeto e não invertida.
Lentes
Lente é um dispositivo formado de material transparente, cuja espessura varia do centro ás bordas, Se a espessura da lente diminui do centro para as bordas, ela é chamada de lente de bordas delgadas; em caso contrário, de lente de bordas expessas.
Ao atravessar uma lente, a luz sofre refração. Conforme o tipo de desvio de luz que as lentes produzem, podem ser chamadas de divergentes ou convergentes.
Os raios luminosos que atravessam uma lente divergente tendem a separar-se, enquanto os que atravessam uma lente convergente tendem a juntar-se.
Lentes convergentes formam imagens virtuais ou reais. As reais são invertidas, e as virtuais são diretas e maiores que os objetos.
Lentes divergentes formam imagens virtuais menores que os objetos.