Espectroscopio
O presente trabalho tem como tema Espectroscópio e nele abordar-se-à aspectos relativos à sua utilização, constituição e funcionamento. Também vai se estabelecer a diferença entre o Espectroscópio e o Espectrógrafo e para melhor compreensão do tema apresentaremos uma definicões, imagens e uma experiência.
O trabalho apresenta a seguinte estrutura: * Capa * Índice * Corpo do trabalho * Conclusào * Bibliografia
Espera-se que o trabalho possibilite uma melhor compreensão do tema em destaque.
Espectroscópio
O Espectroscópio é um instrumento utilizado para observar espectros. Este termo, por sua vez, relaciona a intensidade da radiação transmitida, absorvida, ou reflectida em função do comprimento de onda ou frequência da dita radiação.
Os espectroscópios são instrumentos cuja função é a análise dos espectros magnéticos incluindo a luz visível. De uma forma geral, espectroscópio é um instrumento óptico utilizado para medir as propriedades da luz em uma determinada faixa do espectro electromagnético. Foi inventado por Joseph von Fraunhofer (1787-1826) no princípio do século XIX, e por isso as bandas do espectro da luz solar que o espectroscópio permite visualizar são conhecidas como linhas de Fraunhofer. Ele aperfeiçoou os dispositivos existentes na altura para analisar a luz e utilizou outros equipamentos para observar os espectros dando origem ao Espectroscópio que na altura teve consequências extraordinárias levando a descobertas fundamentais no campo da Astronomia, Astrofísica e Física Atómica.
Utilização
Os espectroscópios podem ser utilizados em análises químicas, a este processo dá-se o nome de Espectroscopia, que nada mais é do que análise do «espectro» produzido pela luz da estrela após passar por um prisma capaz de decompor a luz vinda do espaço em suas cores primárias.
Através da espectroscopia foi possível a descoberta de novos elementos químicos, o Césio e o Rubídio.
Actualmente, os espectroscópios são usados