fisica work
.
Fale com o professor
Lista geral do site
Página inicial
Envie a um amigo
Autor
Espectroscópio
(Fundamentos e construção)
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Introdução
Um espectroscópio é um instrumento destinado a separar os diferentes componentes de um espectro óptico. Constitui-se essencialmente de uma fresta situada no plano focal de um colimador, um prisma ou rede de difração e um anteparo (tela) onde se projeta (imagem real) o feixe dispersado.
Ainda que seu fundamento, a decomposição da luz branca em diferentes cores que a compõem, data do século XVIII, devido ao físico, matemático e astrônomo Isaac Newton, não foi senão no início do século XX. A partir de então, passou a ser utilizado para observar, analisar e medir os diferentes aspectos físico-químicos (temperatura, composição química, velocidade etc.) da luz proveniente das estrelas, das galáxias e demais objetos astronômicos, inaugurando, dessa forma, uma nova era na Astronomia: a Astrofísica.
Isaac Newton
Decomposição por prisma
Para produzir a decomposição de uma luz composta de várias cores (freqüências) Newton utilizou um prisma, que desvia em diferentes ângulos de emergência cada cor (comprimentos de onda) ao ser atravessado pelo feixe composto. Abaixo ilustramos essa decomposição para três diferentes ângulos de incidência do feixe de luz branca.
Decomposição por rede de difração
Posteriormente se utilizaram de redes de difração, que consistem num suporte