xablau
O Espectroscópio é um instrumento utilizado paraobservar espectros. Este termo, por sua vez, relaciona a intensidade da radiação transmitida, absorvida, ou reflectida em função do comprimento de onda ou frequência da dita radiação.
Os espectroscópiossão instrumentos cuja função é a análise dos espectros magnéticos incluindo a luz visível. De uma forma geral, espectroscópio é um instrumento óptico utilizado para medir as propriedades da luz emuma determinada faixa do espectro electromagnético. Foi inventado por Joseph von Fraunhofer (1787-1826) no princípio do século XIX, e por isso as bandas do espectro da luz solar que o espectroscópiopermite visualizar são conhecidas como linhas de Fraunhofer. Ele aperfeiçoou os dispositivos existentes na altura para analisar a luz e utilizou outros equipamentos para observar os espectros dandoorigem ao Espectroscópio que na altura teve consequências extraordinárias levando a descobertas fundamentais no campo da Astronomia, Astrofísica e Física Atómica.
Os espectroscópios podemser utilizados em análises químicas, a este processo dá-se o nome de Espectroscopia, que nada mais é do que análise do «espectro» produzido pela luz da estrela após passar por um prisma capaz dedecompor a luz vinda do espaço em suas cores primárias.
Através da espectroscopia foi possível a descoberta de novos elementos químicos, o Césio e o Rubídio.
Actualmente, os espectroscópios são.
Um exemplo clássico de formação do espectro luminoso foi dado por Newton, que ao fazer a luz solar incidir sobre um anteparo contendo uma fenda, obteve um feixe luminoso que ao passar por um prisma e ser projetado num anteparo formou as cores do arco-íris neste. Isto ocorreu porque, ao atingir o prisma, que devida forma triangular acentua os efeitos da refração, cada comprimento de onda acentua os efeitos da refração, portanto, cada comprimento de onda que compõe o feixe sofre um desvio proporcional ao respectivo comprimento de onda. Resultando assim,