Espectro
As águas naturais podem servir de habitat para muitos microorganismos.
Condições físicas e químicas de um ambiente aquático:
Temperatura: varia de 0ºC a 40ºC nas águas superficiais. Mais de 90% do ambiente marinho está abaixo de 5ºC, condição favorável ao crescimento de microorganismos psicrófilos.
Pressão hidrostática: pressão do fundo de uma coluna vertical de água. Organismos que requerem alta pressão hidrostática para crescer são denominados de barófilos.
Luz: os principais organismos fotossintéticos nos ambientes aquáticos são as algas e as cianobactérias, que têm o crescimento restrito às camadas superiores de águas, através das quais a luz pode penetrar (zona fótica).
Salinidade: relacionada à concentração de NaCl. Varia de quase zero em água doce à saturação em lagos salgados (32%). Muitos microorganismos marinhos são halofílicos e crescem bem em concentrações de 2,5 a 4% de NaCl.
Turvação: quanto maior a turvação da água, menor é a penetração de luz e menor será a profundidade da zona fótica. Muitas espécies de bactérias ligam-se a uma superfície sólida para colonizar (epibactérias).
Concentração hidropônica (pH): os microorganismos aquáticos crescem bem numa faixa de pH de 6,5 a 8,5.
Nutrientes: a quantidade de nutrientes na água é chamada carga de nutrientes. Águas próximas às praias que recebem esgoto doméstico estão sujeitas a intermitentes variações em sua carga de alimentos, enquanto em alto-mar as águas tem uma carga baixa e estável.
Habitat de água doce
Lagos e pântanos: quando um lago é enriquecido com nutrientes em um determinado ponto onde ocorre grande crescimento microbiano, ele é denominado eutrófico.Quando há baixo nivel de nutrientes e condições pobres para o crecimento microbiano, o lago é descrito com oligotrófico.
Rios e córregos: muitos dos nutrientes vêm do sistema terrestre circundante. É impossível descrever uma população microbiana específica,