Especiarias
Droga é qualquer substância que modifica as funções do organismo. As drogas agem no sistema nervoso central, ou seja, alteram a estrutura e a função cerebral do organismo, tirando a pessoa do seu estado normal de consciência.
As drogas são divididas em três grupos: estimulantes, depressores, e perturbadoras. Estimulantes mais conhecidas são cocaína, cigarro, café e anfetaminas (que são produzidas em laboratórios para uso em alguns medicamentos). Essas drogas aumentam a atividade do cérebro, causando excitação e uma sensação exagerada de bem-estar, ausência de sono, de fome e de cansaço.
Depressoras ao contrario, fazem o cérebro funcionar mais devagar, causando sono, diminuição dos reflexos e de coordenação motora. Os exemplos desse grupo são: sedativos, tranquilizantes, heroína e álcool.
Perturbadoras ou alucinógenas alteram o sentido da percepção da realidade, podendo causar delírios e alucinações o tempo parece passar bem lentamente, alguns fatos comuns parecem mais interessantes e engraçados do que o normal, a pessoa tem visões estranhas e fica com os pensamentos totalmente confusos; os principais exemplos desse grupo são a maconha ou marijuana e os componentes sintéticos derivados do LSD ou êxtase, também chamados de psicodélicos.
É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo, o uso de cola, gasolina, benzina, éter, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente. A maioria dos consumidores de drogas parece ver além do comum em objetos, gestos ou até mesmo no vazio. Tendem a serem mais pensativos e extrovertidos ou mais isolados e agressivos.
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade,