Especialista
CURSISTA: HIGO THAYRONE DA SILVA COSTA
RESPONDA DISSERTATIVAMENTE:
1. Em toda sociedade, por razões diversas, sabemos que há inúmeras pessoas que não atendem apropriadamente às exigências estabelecidas para seus membros. Assim, de modo geral, as pessoas passam a se situar ou a serem situadas acima ou abaixo da normalidade. A partir desse pressuposto, explique o termo NORMALIDADE.
Resposta: De acordo com o contexto descrito acima o Termo Normalidade, está inserido na sociedade como Normal, ou seja, pessoas que estão dentro do patrão da normalidade de vivência, aquilo que não traz estranheza, sem problemas seja ele físico, psíquico ou qualquer outro relacionado com na sociedade.
Dentro de uma visão inclusiva de educação, a escola deverá adotar o termo Normalidade com práticas pedagógicas que sejam menos excludentes e que ultrapassem os seus muros, ou seja, elas deverão promover uma maior participação social, acadêmica, cultural e política do indivíduo. (Booth, Ainscow, 1998) Uma escola inclusiva é aquela que procura, além da permissão para a convivência social, eliminar as barreiras à aprendizagem vivenciadas pelos alunos, respondendo assim às demandas da diversidade. (Werneck, 1997; 2000)
2. Os últimos 30 anos foram fundamentais para a regulamentação e criação de novas leis que puderam dar mais dignidade às pessoas com deficiência. Baseado nisso cite DUAS delas e, por meio de exemplos, aponte o seu o cumprimento ou não das mesmas.
Resposta: DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.
DECRETO Nº 3.691, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 Regulamenta a Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994, que dispõe sobre o transporte de pessoas portadoras de deficiência