Especialista
O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organização. As pessoas passam parte de sua vida trabalhando na organização e a organização depende dessas pessoas para funcionar e alcançar o sucesso. De um lado, o trabalho toma considerável tempo da vida e dos esforços das pessoas, que dependem dele para garantir sua subsistência e sucesso pessoal. Crescer na vida e ser bem sucedido, quase sempre significa crescer dentro na organização.
De outro lado, as organizações dependem completamente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Com toda certeza as organizações jamais existiram sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Há uma relação de mutua decência na qual há benefícios recíprocos.
Dentro do contexto visto, é difícil separar o comportamento das pessoas e o das organizações. As organizações funcionam por meio das pessoas, que dela fazem parte e que decidem e agem em seu nome. Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações. Elas são chamadas de funcionários empregado, pessoal, trabalhadores, operários quando as organizações as tratam como tal. Ou podem ser chamadas de recursos humanos, colaboradores, associados, as organizações as tratam dessa maneira. Ou ainda talento humano, capital intelectual, capital humano se as pessoas têm um valor maior para a organização. Muitas organizações classificam seus funcionários em mensalistas e horistas para separar o pessoal que trabalha nos escritórios e nas fabricas respectivamente.
Gestão de Pessoas é uma área sensível a mentalidade que predomina nas organizações. Ela depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, depende da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio