Os sete saberes necessarios
Resumo:
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Edgar Morin
TIO
Aluna: Maria Aparecida Fernandes
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de psicologia do curso de pedagogia 2 semestre turno: noturno ministrado pela professora Regina.
São Paulo
Introdução
Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin, objeto deste livro:
- as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão;
- os princípios do conhecimento pertinente;
- ensinar a condição humana;
- ensinar a identidade terrena;
- enfrentar as incertezas;
- ensinar a compreensão;
- a ética do gênero humano;
São eixos e, ao mesmo tempo caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem a educação e que estão preocupados com o futuro das crianças e dos adolescentes.
Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Aliás, não estão concentrados no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis. Eles dizem respeito aos setes buracos negros da educação, completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Programas esses que, em minha opinião, devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos jovens, futuros cidadãos.
Capítulo 1- As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja em algum grau ameaçado pelo erro e pela ilusão. O conhecimento, sob forma de palavra de ideia de teoria, é o fruto de uma tradução/reconstrução por meio da linguagem e do pensamento e, por conseguinte, está sujeito ao erro.
Poder-se-ia crer na possibilidade de eliminar o risco de erro recalcando a afetividade, o sentimento, a raiva, o amor e a amizade podem- nos cegar. A afetividade pode