Os sete saberes necessários à educação do futuro
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM DIREITO
UEVENY VALINA DE ARAUJO
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO
Trabalho apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no 1º período noturno, sob a orientação da professora Sheila Miranda.
Paripiranga
Abril de 2012
Morin, Edgar, 1921. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Em sua obra os sete saberes necessários à educação do futuro, Edgar Morin intitula sete saberes que segundo ele são indispensáveis para sua aplicação na educação do futuro, abrangendo não apenas uns, mas os seres humanos em um todo. Pois uma educação vem ser possível se for trabalhada de forma generalizada. Sendo esses sete saberes expostos por Morin, as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão, os princípios do conhecimento pertinente, ensinar a condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar as incertezas, ensinar a compreensão, e a ética do gênero humano, como peças fundamentais para que no próximo século, haja uma educação efetiva visando a todos, seguindo de acordo com cada lugar, cada povo e cada cultura.
Em todos os sete capítulos de seu livro, Morin relata a importância da educação que cada título trás, desde o primeiro, destacando-se a necessidade de “introduzir e desenvolver na educação o estudo das características” que nos compõem, e “que nos conduzem ao erro e a ilusão” (MORIN, 2000, p.14), ao sétimo, sendo a educação um condutor para a formação de um indivíduo ético, em que esta como afirma Morin, “deve formar-se nas mentes como base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie” (MORIN, 2000, p.17).
É de extrema importância que haja uma educação que venha produzir conhecimentos universais, abrindo nossa ótica e os induzindo a buscar informações cada vez mais