Teses e dissertações
Teses e dissertações são resultados de atividades de cursos de pós- graduação. Todos esses cursos tem a principal função é de capacitar profissionais, pesquisadores e professores do ensino superior.
Todos os cursos de capacitação de profissionais existem em vários níveis o mestrado e o doutorado, sendo que no mestrado o aluno deve finalizar o curso formal, e elaborar uma dissertação que demostre sua capacidade com o tema, a sistematização e a metodologia científica, só assim o aluno obterá o título de mestre. Já no doutorado é produzida uma tese no qual envolva uma revisão bibliográfica adequada, sistematização das informações, planejamento e realização de um trabalho origina, depois da realização da tese o aluno adquiri o título de doutor.
Todos esses títulos, mestre e doutor, são usados somente no Brasil. Porém em outros países os termos são usados de maneiras diversas. Na Grã- Bretanha tese é utilizada para descrever todo gênero, independe do grau acadêmico a que se refere, mas nos Estados Unidos e na Europa continental, já se usa dissertação para o mesmo caso.
No século XII as teses e as dissertações conferiam graus acadêmicos. Na Idade Média o emprego de professor em uma universidade quase implicava no estabelecimento de um contrato direto com os estudantes, que pagavam determinada quantia pelas aulas ministradas. Mas com o aumento de universidades houve a necessidade manter a reputação do ensino da universidade, e assim surgiu um sistema “testar” a competência de novos docentes. Assim, os novos cantidados a professores teria que passar por um processo de avaliação de conhecimento, dirigidos por um grupo seleto de docentes mais antigos da universidade.
Nos dias de hoje atribuição de títulos variam de país pra país e de universidade pra universidade. Os títulos mais conhecidos conferidos por universidades nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa são: o MA, o MBA, o M.Sc, que corresponde ao curso de mestrado. No nível de