Especialista
Introdução
O futsal que em seu início era conhecido como futebol de salão, não é uma modalidade muito antiga. Segundo Figueiredo (1996) o Futebol de Salão surgiu a partir de uma adaptação do Futebol de Campo na década de 30. Sobre a sua verdadeira origem existe uma discordância, em que uma corrente defende que se originou no Uruguai, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, onde surgiram as primeiras regras criadas pelo professor Juan Carlos Ceriani, chegando ao Brasil por intermédio de jovens brasileiros que foram até o Uruguai e trouxeram o novo jogo do país vizinho.
Outra corrente sustenta que a origem foi no Brasil, como havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar então começaram a jogar nas quadras de basquete da Associação Cristã de Moços de São Paulo, onde era praticado como recreação. Essa é a posição sustentada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CHIMINAZZO, 2007).
Nas décadas de 40 e 50 o Futebol de Salão passou a ser mais praticado e divulgado, gerando reconhecimento e formando regulamentos que proporcionaram o surgimento das federações nacionais. Em 1958 houve a criação do Conselho Técnico de Futebol de Salão, órgão subordinado à Confederação Brasileira de Desportos, que assim oficializaria a prática da modalidade. No ano seguinte, foi realizado o 1º Campeonato Brasileiro de Futebol de Salão.
Na década de 70 surgiram a Confederação Brasileira (15 de julho de 1979) e a Federação Internacional (FIFUSA), criada pelo Sr. João Havelange em 1971, de modo que o esporte ganhou o continente e o mundo, despertando o interesse da FIFA na década de 80. Na Europa o Futsal começou a ser praticado principalmente como uma alternativa para a prática do futebol no inverno rigoroso. A partir de 1989, já sendo praticado em todos os continentes, o futsal passou a ser administrado pela Federação Internacional de Futebol – FIFA. (CHIMINAZZO,