especialista
Nosso município, com seu Sistema de Ensino composto pelo CME – Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação tem buscado realizar um trabalho atuante e sério. Nem sempre a gente alcança aquilo que almeja, uma vez que as verbas são curtas e o trabalho tem que ser coletivo. Mas a nossa força está na persistência e na crença de que podemos fazer a diferença.
A ideia quando nasce, vem cheia de boas intenções. Os projetos e programas, repletos de ideias altamente praticáveis. Assim tem sido a educação e suas inúmeras propostas de mudanças. De cada proposta que passa, fica alguma coisa boa. Mas o que se perde pelos caminhos por onde passa a busca da realização, poderia fazer a diferença na construção de um país melhor. A gestão democrática, participativa, transparente, passa pelo território da honestidade, da vontade de fazer dar certo, de construir uma educação de qualidade.
"Para tratar de assuntos relacionados à educação é preciso reconhecer e resgatar a importância das famílias e das comunidades, no sentido de tornar conhecidas as responsabilidades de cada um com a mobilização de amigos, vizinhos, lideranças sociais e religiosas, profissionais da educação, representantes de conselheiros escolares e tutelares, promotores, vereadores e empresários locais. A união de boas intenções deve focalizar a garantia do direito de aprender a cada um dos brasileiros". (Linda Taranto Goulart – assessora do Ministro da Educação e coordenadora do PMSE)
"É preciso dialogar com a comunidade sobre a importância de acompanhar o desempenho educacional das crianças, assegurando que estejam alfabetizadas até os 8 anos, ter contato com a equipe pedagógica das unidades de ensino, ler e responder sempre aos bilhetes e avisos que receber e, além disso, informar à escola em caso de ausência do estudante". (Graça Barreto - coordenadora do PMSE em Sergipe)
De acordo com Pedro Pontual, para promover um salto de