Avaliacao psicologica
A Avaliação Psicológica é um processo que tem como objectivo fornecer informações para a tomada de decisão a respeito de uma pessoa ou de um grupo, ou ainda de um programa. Assim sendo, é resultante de três aspectos, a medida, o instrumento e o processo de avaliação.
O presente trabalho pertencente a cadeira de Avaliação Psicológica, ostenta o seguinte título: Interpretação dos resultados da Avaliação Psicológica. É nosso objectivo neste trabalho conhecer os diversos métodos de interpretação dos resultados.
Este trabalho torna-se importante na medida em que irá munir os estudantes, futuros profissionais na área de Psicologia Educacional com subsídios teóricos acerca do tema ao qual o mesmo se subordina.
Para a elaboração deste trabalho, usou-se como instrumento de trabalho a revisão bibliográfica, cuja referência das obras consta na última página.
Com vista a facilitar a compreensão dos conteúdos patentes em nosso trabalho, optamos em organizá-lo obedecendo a seguinte estrutura: introdução – nesta parte do trabalho, fizemos a apresentação do tema do nosso trabalho, seu objectivo, sua importância e metodologia usada na sua elaboração; desenvolvimento – é nesta parte do trabalho que debruçamos acerca do tema em voga, abordando os seguintes itens: conceitualização; testes psicológicos; avaliação dos resultados; interpretação dos resultados e; métodos da interpretação dos resultados do teste. Para finalizar e como em qualquer trabalho desta natureza, segue-se a conclusão e as respectivas referências bibliográficas.
1. Conceitualização
A Avaliação Psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber