avaliação psicológica
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Avaliação Psicológica
São José do Rio Preto Segundo Anastasi & Urbina (2000) A avaliação psicológica é, talvez, uma das áreas mais antigas da psicologia. Ao nascer, teve uma de suas aplicações práticas o desenvolvimento dos testes psicológicos e da psicometria voltada para seleção de soldados nas grandes. Dessa forma, a avaliação é muitas vezes identificada com um segmento particular da psicologia dedicado à criação de instrumentos e técnicas.No entanto, a avaliação, em geral, e, em particular, o desenvolvimento de instrumentos, representa uma área central da ciência psicológica porque permite a objetivação e operacionalização de teorias psicológicas.
O processo de validação de instrumentos psicológicos se constitui em um caso particular de um processo mais geral, de validação de hipóteses científicas. Em ambos os casos, tenta-se validar explicações por meio de um processo hipotético-dedutivo, no qual se levantam hipóteses teóricas, planejam-se estudos empíricos, coletam se e analisam-se dados, buscando-se testar as hipóteses explicativas, falseando-as ou corroborando-as. Esse processo interativo teoria-hipótese-falseamento encontra-se na base do desenvolvimento do conhecimento e da maturidade da psicologia como ciência. A diferença entre validar uma teoria ou um teste situa-se nos seguintes fatos: no primeiro caso, há um processo mais amplo, visto que tenta-se validar a existência de construtos e as relações causais entre eles; e no segundo caso, tenta-se validar as interpretações sobre o construto psicológico que são feitas a partir do instrumento. ( Muniz, 2004 apud Primi 2010).
A Avaliação Psicológica se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnóstico e prognóstico e, ao mesmo tempo, aos procedimentos de exame propriamente ditos para criar as condições de