Avaliacao Psicologica
Nome: Belchior Carlos Barrone curso: Psicologia Educacional
Ano: 3o Ano cadeira: Avaliação Psicológica
Primeiro Capitulo
Definição de Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica refere-se a um conjunto de procedimentos confiáveis que permitem ao psicólogo julgar vários aspectos do individuo através da observação de seu comportamento em situações padronizadas e pré-definidas. (Pasquali, L & Tróccoli, B., LabPAM – UNB)
A Avaliação Psicológica se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de proce - dimentos de diagnóstico e prognóstico e, ao mesmo tempo, aos procedimentos de exame propriamente ditos para criar as condições de aferição ou dimensionamento dos fenômenos e processos psicológicos conhecidos. (Alchieri, J.C. & Cruz, R.M., 2004)
A Avaliação Psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpre- tação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. (Resolução CFP 07/2003)
A Avaliação Psicológica é um processo flexível e não padronizado, que tem por objetivo chegar a uma determi- nação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas através de coleta, avaliação e análise de dados apro- priados ao objetivo em questão. (Urbina, 2007).
Dimensões de Avaliação Psicológica
Qualquer psicólogo que pretenda trabalhar com avaliações deverá ter em mente as dimensões técnicas, rela- cionais, éticas, legais, profissionais e sociais diretamente implicadas em seu trabalho.
Dentre essas tecnicas, as mais importantes são: dimensão técnica, ética e relacional.
Dimensão Técnica
A respeito da dimensão técnica, o psicólogo necessita ter, antes de mais nada, um vasto conhecimento em relação às técnicas que pretende utilizar, assim como uma possibi- lidade de crítica consciente em relação