avaliacão psicologica
Iniciaremos com o artigo de nº 2 onde as autoras buscam fazer um levantamento do desenvolvimento da área de avaliação psicológica no Brasil e ainda propõe uma reflexão sobre o momento atual e necessidades futuras para que ocorra o aprimoramento das práticas avaliativas da formação dos psicológicos e da área de conhecimento.
Durante todo o texto percebe-se a importância que o desenvolvimento cientifico e tecnológica afeta ao campo da avaliação psicológica fazendo também uma paralela com o desenvolvimento do país, logo, segunda aa autoras supracitadas em países com o desenvolvimento mais acentuadas observa-se melhores condições na área da avaliação psicológica. Paralelamente no capitulo aqui chamado de nº 2 pode se percebe que essa grande deficiência na avaliação psicológica brasileira tem inicio ainda na formação do psicólogo, pois, os cursos de graduação nos oferecem a formação necessária para que o profissional exerça sua função e particularmente enquanto estudante de psicologia emergiu em mim certa angustia quanto a minha própria formação.
No texto acima citado também é dado ênfase na questão ética do profissional de psicologia e que preconiza a competência, integridade, responsabilidade, cientifica e profissional, respeito pela dignidade e direito das pessoas, preocupação com o bem-estar do outro, responsabilidade social. Todos esses preceitos devem fazer parte da pratica do psicólogo buscando a primazia do serviço oferecido, reduzindo assim danos que possam ser causados desrespeitando e prejudicando o individuo em atendimento. As autoras ainda citam Botome (1997) quando discorrem sobre a prática da avaliação psicológica;
[...] avaliar constantemente a dimensão ática de sua atuação, avaliar