ANALISE DO VIDEO BAIRRO
A escola, onde quer que ela esteja implantada, sempre foi um foco de convergências importantes na comunidade. Quando esta relevância foi realmente compreendida, os muros deixaram de ser uma barreira. Os pais entraram efetivamente na escola através do Conselho Escolar, os professores da região se incorporaram a seus quadros, a vida cultural da escola começou a fazer parte do cotidiano dos moradores. A escola de tempo integral vem apenas institucionalizar um movimento que a escola iniciou há muito tempo atrás. E propõe, como meta principal, não só ter o aluno mais tempo dentro da escola, mas inseri-lo, efetivamente, em um processo educacional de qualidade, garantindo sua permanência na escola e o exercício pleno da cidadania
2º ANALISE
Análise do vídeo Bairro-Escola: Horário Integral.
O vídeo nos mostra como deve ser a integralidade entre escola e comunidade, nos mostra que deve ser gerido com a participação de diferentes representantes da comunidade, capazes de assumir a responsabilidade por tomar decisões e executar as ações previstas pelo programa. Sugere que as decisões relacionadas ao Bairro-Escola, principalmente quando estruturado como programa municipal, sejam tomadas no âmbito de Conselhos Locais e de um Conselho Gestor. Suas responsabilidades compreenderiam a escuta e consideração das opiniões e propostas feitas pela população do seu próprio bairro, o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações locais, a preservação de conceitos, princípios e parâmetros e a deliberação sobre impasses e encaminhamento de ordem mais específica e localizada.
O Bairro-Escola é implementado conjuntamente pelo poder público, pelas escolas, pelos parceiros e por Educadores Comunitários que medem as relações entre essas diferentes instâncias.