Modelo conceitual e lógico de banco de dados
A Igreja Evangélica Nova Vida foi fundada em 1969 pelo Pastor Rubens Ferraz de Almeida, em um bairro da Zona Leste da Cidade de São Paulo.
Com um intensivo trabalho evangelístico, muitas pessoas foram alcançadas, e com isso estabeleceram-se as bases para a organização da igreja Evangélica Nova Vida.
A partir de 1973, foram sendo criadas outras sedes da Igreja, primeiro no Bairro Cidade São Mateus. Depois, em 1995, o Pastor Davi Ferraz de Almeida, estabeleceu as bases para a organização da Igreja em Curitiba-PR, inicialmente com 18 pessoas. Em 2001 foi organizada a Igreja Evangélica Nova Vida de Leominster no estado de Massachussets nos EUA, e ainda procura-se mais oportunidades para expandir o ministério nos EUA. A partir de contatos pessoais e com o uso da Internet se abriram novas oportunidades, surgindo assim à Igreja em São Francisco do Sul-SC, fundada em 2003. Em 2008, veio a igreja de São José do Rio Preto/SP. Em Dourados-MS, missionários desenvolvem um trabalho evangelístico e social entre os índios Caiuás. Também em Americana/SP, há um trabalho na implantação de uma Igreja. Recentemente a Igreja Nova Vida chegou a região Nordeste, em João Pessoa-PB.
Atualmente a Igreja de Curitiba é a Igreja Matriz, com sede no bairro Portão.
Para adequar este projeto organizacional ao ambiente de uma Igreja Evangélica e para melhor entendimento, faremos uma comparação desta com uma organização. Vendo a igreja como organização, temos:
Pastor Senior: Diretor Geral, presidente representante da Igreja Nova Vida e líder dos outros pastores;
Pastores: Gerentes, são os Ministros do Evangelho de cada igreja;
Fiéis: Clientes/Usuários;
Diáconos: Supervisor, cada diácono cuida de um setor da igreja (como financeiro, limpeza ou organização);
Igreja: A organização/empresa em si;
Culto: Pode ser considerado um Serviço de Informação, uma vez que sua intenção é informar sobre a Bíblia. É toda a cerimônia realizada na Igreja, tem início com o Louvor