Biologia Celular e Histologia
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
JORGE ERNESTO TSEMBANE e MEU GRUPO
Conteúdo
Introdução
O tecido sanguíneo – ou simplesmente sangue – é constituído por uma parte líquida denominada plasma e pelos elementos figurados. A medula óssea vermelha é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos esponjosos. Nele são encontradas as células precursoras que originam os elementos figurados do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas. A medula óssea vermelha é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos esponjosos. (Universidade Castelo Branco, 2008).
Por exemplo, na nossa pele a camada superficial que exercem a função de protecção são todas semelhantes entre si e diferente das células dos ossos que são encarregadas de um trabalho de suporte. Estas por sua vez, são todas semelhantes entre si, mas diferentes das que formam os músculos em que a contracção é uma propriedade altamente especializada. No corpo humano podemos encontrar vários tipos de tecidos, nomeadamente o tecido epitelial, conjuntivo, ósseo, muscular, sanguíneo, nervoso. Estes tecidos juntando-se formam um organismo, (Oliveira e Santos).
O sangue é um tecido com características peculiares, um conjunto de células suspensas no plasma, isto é, numa matriz é líquida. Este tecido apresenta uma parte líquida e uma parte sólida. (Oliveira e Santos).
Metodologia usada
Literatura (artigos, pfd’s, livros e fichas de apoio)
Internet;
Objectivo geral
Conhecer o tecido sanguíneo.
Objectivos específicos
Identificar a composição e função do sangue;
Identificar as características e funções do tecido em estudo;
Identificar os componentes e sua importância;
Identificar a as células do sangue e sua constituição;
Identificar as doenças do sangue;
Identificar a trajectória do sangue no organismo humano;
Tecido sanguíneo
O sangue é um tecido