especialista
Tipos
Os canceres de pele podem ser divididos em câncer de pele não melanoma e câncer de pele melanoma. Entre os canceres não melanoma, há o carcinoma basocelular (CBC) que é o mais frequente e menos agressivo. E o carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular. Aproximadamente 80% dos canceres de pele não melanoma são CBC e 20% são CEC. Já o melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro.
Carcinoma basocelular O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, constituindo 70% dos casos, mas, felizmente, é o tipo menos agressivo. Ele leva esse nome por ser um tumor constituído de células basais, comuns da pele. Essas células começam a se multiplicar de forma desordenada, dando origem ao tumor. O carcinoma basocelular apresenta crescimento muito lento, que dificilmente invade outros tecidos e causa metástase. Esse câncer é encontrado frequentemente nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto e pescaço. O nariz é a localização mais frequente (70% dos casos), mas também pode ocorrer na orelha, canto interno d olho e outras partes da face. Quando o tumor é retirado precocemente, as chances de cura são altas.
Carcinoma espinocelular O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo responsável por cerca de 20% dos tumores cutâneos não melanoma. Frequentemente, o carcinoma espinocelular cresce nas áreas mais expostas ao sol, como couro cabeludo e orelha,