Especialista
Autora: Alyne da Silva Martinho Rodrigues
Capítulo II
Neste capítulo estão as análises dos últimos 3 anos de comerciais contra HIV e AIDS do
Ministério da Saúde. São 5 campanhas de 2005 a 2008 somando 7 comercias.
Sendo as campanhas do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS de 2006 a 2008 e as campanhas de
Carnaval de 2006 e 2007
Baseando verificar o processo de identificação dos públicos alvo nas campanhas anteriormente citadas através da metodologia utilizada na tese sobre as campanhas televisivas de prevenção entre 1994 e 20021.
Para as análises utilizaremos a metodologia de esmiuçar separadamente as mensagens discursivas e as imagéticas para depois verificar através de quais elementos de ambos é criado o link com o público alvo.
As campanhas se concentram em um período relativamente curto do ano, no final do ano na Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, dia Primeiro de Dezembro e no período do carnaval, geralmente em Fevereiro, ou seja, na maior parte do ano o ministério não faz campanhas televisivas de prevenção do HIV.
* * *
1 Campanhas do Ministério da Saúde em 2006
1.1 Campanha Carnaval 2006 – Camisinha, não saia sem ela
No carnaval de 2006 o Ministério da Saúde desenvolveu o tema “Camisinha, não saia sem ela.”. Segundo o mesmo
“A escolha deste tema foi motivada pelos resultados de uma pesquisa de comportamento da população brasileira realizada pelo
PNDST/AIDS em 2005. De acordo com o estudo, 47,5% dos homens entre 16 e 19 anos não usaram o preservativo porque não tinham na hora e 36,4% das mulheres, na mesma faixa etária, não lembrou da camisinha na hora H.”2
Luiz Fernando Guimarães foi o ator escolhido