Especialista
Um estudo sobre a utilização de sistemas, programas e ferramentas da qualidade em empresas do interior de São Paulo
José Augusto de Oliveiraa*, Jeniffer de Nadaeb,
Otávio José de Oliveirac, Manoel Henrique Salgadod
*joseao@feb.unesp.br, UNESP, Brasil b jnadae@gmail.com, UNESP, Brasil c otavio@feb.unesp.br, UNESP, Brasil d henri@feb.unesp.br
a
Resumo
O desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade e o uso de programas e ferramentas da qualidade são algumas das opções mais utilizadas pelos gestores para aumentar a competitividade de suas empresas.
Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa tipo survey em que se verificaram e analisaram as principais características do processo de certificação ISO 9001, seus benefícios, suas dificuldades e quais programas e ferramentas da qualidade são utilizados em 236 empresas do interior do Estado de São Paulo.
A pesquisa revelou que a certificação ISO 9001 gera benefícios significativos às organizações, tais como: melhoria dos processos internos e nos seus produtos; aumento da satisfação dos clientes; diminuição do número de não conformidades e de devoluções; aumento da produtividade e do lucro; melhoria no gerenciamento dos recursos e valorização da imagem da empresa no mercado. Ela também ratificou a importância da utilização dos programas e ferramentas da qualidade como forma de as empresas se adequarem melhor aos requisitos da norma ISO 9001.
As dificuldades de desenvolvimento e implantação desses sistemas não se confirmaram para a amostra pesquisada.
Apenas a resistência à mudança, dentre todas apresentadas, mereceu destaque para os pesquisados.
Palavras-chave
Sistema de gestão da qualidade. Programas da qualidade. Ferramentas da qualidade. ISO 9001. Interior do Estado de São Paulo.
1. Introdução
As organizações empresariais, independente