Especialista
Daniel Sales de Assis¹, Sérgio Murilo Santos de Araújo²
1 – Pós-graduando do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais – PPGRN, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. e-mail: assis_daniel2002@hotmail.com.
2 – Professor adjunto, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais – PPGRN, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. e-mail: sergiomurilosa.ufcg@gmail.com.
RESUMO
A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG originária da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, constituída ainda na década de 1950, foi criada pelo desmembramento da UFPB no ano de 2002. A UFCG constitui-se em uma referência nacional por sua excelência acadêmica em alguns setores, mesmo assim, não está imune a se tornar agente ativo na ação de degradação ambiental local. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI que destinou recursos para a ampliação de vagas em curto período de tempo é um bom exemplo disso. O presente trabalho busca apontar alguns aspectos de impactos observados na rotina do dia a dia de quem trabalha na instituição, utilizando-se da metodologia de observação e fundamentado na experiência profissional e pesquisas bibliográficas, aponta alguns erros cuja mitigação é possível e indica caminhos que poderiam melhorar a convivência da instituição com o meio ambiente e sociedade em que está inserida.
Palavras Chave: expansão universitária, mitigação de impactos ambientais, sustentabilidade.
Introdução
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI foi constituído para aumentar a quantidade de vagas e diminuir a evasão escolar das universidades, dotando-a de recursos financeiros que permitem tal crescimento, definindo metas e objetivos a serem atingidos a fim de que o acesso a educação superior no