Especialidade de Sabão avançado respondido
1. Completar a especialidade de Modelagem e Fabricação em Sabão. 2. Que tipos de gorduras podem ser usadas para fazer sabão?
Óleo de cozinha usado, soda caustica, sebo de boi, gordura de coco, etc. 3. Que produto é usado para fazer sabão transparente?
Sebo de carneiro ou banha de porco; gordura de coco; óleo de rícino ou mamona; soda 99; água; etc. 4. Quais são as vantagens e desvantagens do sabão e do detergente?
Os sabões possuem a seguinte estrutura típica: Observe que ele possui uma parte apolar, representada pela cor azul, que interage com a gordura e com o óleo, que também são apolares; e apresenta uma parte polar (em amarelo), que interage com a água.
A estrutura dos detergentes também possui uma parte polar e uma apolar, conforme pode ser visto a seguir: O ponto ao qual queremos chamar a atenção, e que pode ser observadas pela comparação entre as duas estruturas, é que os detergentes mais comuns são sais derivados do ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte e traz mais danos ao meio ambiente. Por isso, há a presença do enxofre na estrutura do detergente. A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.
Além disso, o caso mostrado acima é de um detergente biodegradável, porém existem alguns detergentes, que são aqueles que apresentam ramificações na sua estrutura, que não são biodegradáveis, ou seja, não são degradados pelos microrganismos e se forem despejados em rios e lagos podem causar graves efeitos ambientais com consequente morte de diversos peixes, algas, insetos e aves aquáticas. Já os sabões são feitos de óleos ou gorduras que reagem com uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). Assim, os sabões são sais de ácidos carboxílicos, que são ácidos fracos. O resultado é que todos os sabões são biodegradáveis.
Outro ponto negativo em relação aos detergentes é que muitos deles contêm íons fosfato em sua estrutura. Esses íons