Negociar é a alma do negócio
Arte e ciência são os misturadores oficiais da negociação. Entender a negociação desde sua base, é fundamental para o sucesso pessoal e profissional.
No mundo dos negócios, as disputas são acirradas e a habilidade de negociar é fundamental para seu sucesso e preparo para o mercado de sua empresa. Com as tendências da reengenharia, globalização e downsizing, os recursos estão disputadíssimos e o vencedor será o negociador.
Para os executivos bem preparados o processo de negociação é apaixonante e envolvente, pois são negociadores bem preparados. Para os que não detém a técnica o processo de negociação pode ser angustiante. Para termos um pouco da técnica utilizada, preparei alguns tópicos importantes, prepare-se sempre antes de qualquer reunião de negócios.
• Plano B(alternativa)
Não entre em uma negociação sem ter pensado em outra alternativa ou no Plano B. No momento em que não temos outra opção estamos na mão do concorrente, deste ponto em diante, se o concorrente tiver esta percepção certamente vai conseguir equilibrar a negociação. Veja o exemplo: numa cidade pequena, existe um comerciante que compra e vende móveis usados. Uma pessoa vai até a loja e tenta vender um fogão ao proprietário. Examine o balanço de poder desta situação. Se o comerciante não comprar, certamente não vai fechar as portas por isto, já que ele tem várias opções de venda - outros móveis no estoque. Já a pessoa que tenta desesperadamente vender o fogão, se não concretizar a transação talvez não consiga comprar um remédio, ou se alimentar, ou ...
• Conceder (um mimo, um presentinho..)
Conceder um mimo ao outro negociador é importante, transmite confiança entre as duas partes, mas só deverá ser aplicada no final da negociação. A sensação de vitória é importante para outra parte, para ter o efeito “fiz um bom negócio”, assim você provoca a satisfação do ego do negociador e satisfaz o seu bolso com o fechamento do negócio. Falando em ego, é sempre bom