Sustentabilidade no Trânsito
Sustentabilidade
Sustentabilidade no trânsito Entre os diversos assuntos que a sustentabilidade engloba, daremos ênfase nesta página a um dos mais consideráveis e importantes: os danos causados pelo excesso de veículos nas ruas. O setor automotivo é um dos que mais têm crescido no Brasil, sofrendo muitas alterações em sua composição nas indústrias, onde já inicia o processo de liberação de gases poluentes. A necessidade de conforto das pessoas junto ao incentivo da mídia, é o que motiva o crescimento absurdo da quantidade de carros nas grandes cidades, principalmente em São Paulo, gerando graves problemas socioambientais que serão citados no decorrer do trabalho. Outro grande fator que podemos mencionar é o transporte público precário, que não apresenta boas condições de competir com o privado. Sem políticas públicas que melhorem a vida das pessoas, com um programa de retirada de veículos velhos e implantação de ciclovias com incentivos aos usuários de bicicletas, além de (não) contarmos com um transporte público eficiente, resta para muitos como última alternativa o carro. Mesmo assim é possível dar a sua pequena contribuição para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Assim, podemos citar alguns pontos, que são as atitudes que todos os cidadãos que transitam devem tomar para o alcance da sustentabilidade no trânsito:
- Preparação do veículo para trafegar;
- Velocidade compatível com a segurança;
- Planejamento do percurso que deseja trafegar;
- Evitar vazamento de óleo do motor do veículo;
- Manter os pneus sempre com calibragem ideal para melhor funcionamento;
- Optar pelo uso do transporte público;
- Etc.
Observando estes exemplos , o proprietário e o condutor do veículo estarão evitando machucar ou matar pessoas em virtude de um acidente causado por vazamentos de óleo e pneus murchos ou muito cheios que não permite uma boa frenagem (social),