vidaa
As técnicas de análise de circuitos CC são de grande valia quando se quer calcular parâmetros decircuitos que possuem mais de uma fonte de energia, como é o caso de vários sistemas eletrônicos eelétricos de potência.Um circuito genérico possui nós e ramos. Um nó é um ponto de junção de dois ou mais elementos decircuitos. O nó principal é aquele que conecta pelo menos três elementos de circuitos e possui umaequação nodal considerável (BARTKOWIAK, 1994). O nó secundário conecta apenas dois elementos e éum nó trivial. Qualquer caminho entre dois nós é chamado de ramo.Então, baseados nas definições acima, nós podemos dizer que um circuito é complexo se há duas ou maisfontes de energia em ramos diferentes do circuito.A seguir serão descritos os principais métodos de análise de circuitos, ferramentas importantes para asimplificação de redes e cálculo dos principais parâmetros das mesmas.
2. Análise através das Leis de Kirchhoff – Revisão das Leis de Kirchhoff de Tensão (LKT) e de Corrente (LKC)
As leis de Kirchhoff, devidas ao físico alemão Gustav Robert Kirchhoff são a base do estudo de circuitoselétricos.A
Lei de Kirchhoff das Tensões (LKT)
, ou Lei das Malhas, pode ser escrita como (GUSSOW, 1996)(BARTKOWIAK, 1994):
"a tensão aplicada a um circuito fechado é igual à soma das quedas de tensão naquele circuito", isto é:Tensão aplicada = soma das quedas de tensão.Para o circuito da Figura 1, por exemplo, onde temos três resistores conectados em série, pode-seescrever, de acordo com a LKT:
,
onde V é a tensão aplicada e V
1
, V
2
e V
3
são as quedas de tensão ao longo do circuito fechado.Escrita matematicamente, a LKT simplesmente é:(1)A Equação (1) aplicada ao circuito da Figura 1 fornece:
(2)