ESPECIAIS 09
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
ESCOLA DE GESTORES
CURSO: PÓS – GRADUAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SALA AMBIENTE: TÓPICOS ESPECIAIS
ALUNO: MAX RONNY DO NASCIMENTO MARQUES
ATIVIDADE 09
São diversos os elementos para qualificar, avaliar e precisar a natureza, as propriedades e os atributos desejáveis ao processo educativo, tendo em vista a produção, organização, gestão e fundamentos ao exercício da cidadania. A educação é essencialmente uma pratica social presente em diferentes espaços e momentos da produção da vida social do individuo. Neste contexto, a educação escolar, objeto de politicas publica, cumpre destacado papel nos processos formativos por meios de diferentes níveis, ciclos e modalidades.
Assim sendo, para construir dimensões e definir fatores de qualidade para a educação e em especial para a escola não requer apenas a identificação de condições mínimas, mas de condições que articulam a natureza da instituição aos objetivos educacionais. De qualquer modo, a qualidade da escola, implica a existência de fatores indispensáveis como: condições de trabalho e de pessoal, valorizado, motivado e engajado no processo educacional a ser definido em consonância com as políticas e gestão da educação de cada um.
Pesquisas e estudos sobre qualidade da educação revelam, uma escola eficaz é o resultado de uma construção de sujeitos engajados pedagógica, técnica e politicamente no processo educativo, em que pese, muitas vezes, as condições objetivas de ensino, as desigualdades de origem socioeconômica e cultural dos alunos, a desvalorização profissional e a possibilidade limitada de atualização permanente dos profissionais da educação. Isso significa dizer que não só os fatores indispensáveis sejam determinantes, mas que os trabalhadores em educação juntamente com os alunos e pais, quando participantes ativos, são de fundamental importância para a produção de uma escola de qualidade.