Ecoeficiencia
O sistema de gestão ambiental da Coca-cola
Roberta Lucas Scatolim (UNESP) robertasca@pop.com.br
Resumo: O presente trabalho mostra o produto Coca-cola voltado a estética, ao posicionamento de mercado e a excelencia no cuidado ambiental. Traz um breve histórico das embalagens e enfatiza a marca como ecologicamente correta. Para tanto, foram citados várias açoes e esforços dentro e fora da empresa, o que justifica a responsabilidade social, tais como reciclagem, conservação de água e energia e tratamento de resíduos industriais e ar limpo.
Palavras-chave: Coca-cola; Eco design; Embalagem.
1. Introdução
No processo de design a técnica e a metodologia são fundamentais para o desenvolvimento de embalagens de produtos e a conseqüência dessas, quando estiverem obsoletas meio ambiente. O cuidado com o produto começa na produção, passando pela distribuição, ponto de venda e desuso.
Esse estudo tem como proposta analisar o refrigerante Coca-Cola, enfatizando o aspecto estético na criação da embalagem, que procura adequar-se ao mercado com uma metodologia voltada ao eco design e ao desenvolvimento sustentável.
O Design é uma ferramenta importante do marketing, um papel fundamental no processo de criação de produtos.
Mesmo a Coca-Cola, um produto líder em vendas e com posicionamento de mercado, é fundamental o uso de técnicas e metodologias, cujo objetivo é aprimorar o design e traçar diretrizes capazes de manter esse posicionamento.
Sendo o processo de Design uma concepção metodológica na solução de problemas do homem, este torna-se um diferencial da industria, dentro de um mercado concorrido, cujo sucesso de um produto deve ser estável e ao mesmo tempo dinâmico. A tecnologia colaborou para a produção em série, porém a pressa e a imperfeição são pares, dessa forma o tempo disponibilizado para o desenvolvimento de um produto, com pesquisa e metodologia é o responsável para desvendar os