A EXPOSIÇÃO INFANTIL NA MÍDIA, DIREITOS E PROTEÇÃO DO MENOR: Quando o Jovem É Notícia na Televisão
Quando o Jovem É Notícia na Televisão
Mabel Nieli Abreu Dionísio
RESUMO
Este trabalho trata-se da explanação sobre o direito do menor e o tratamento pejorativos dado a ele nas mídias, as maneiras de coibir essa prática por meio da lei e a explanação do caso ocorrido em setembro de 2011, no Estado da Paraíba. Quando um crime de abuso sexual, a uma adolescente de 13 anos veio a público por meio de um programa sensacionalista da detentora dos direitos de transmissão do sistema Record de Televisão, a TV Correio e as ações cabíveis tomadas pelo Ministério Público na repressão dessa prática.
Palavras – chave:
Exposição infantil, ECA, abuso infantil, mídia sensacionalista
ABSTRACT
This work comes from the explanation on the right of the child and the derogatory treatment of it in the media, the ways to curb this practice through the law and the explanation of the case occurred in September 2011, in the State of Paraíba. When a crime of sexual abuse of a 13 year old went public through a sensationalist program, the holder of the broadcast rights to the Record TV system, TV Mail, and the appropriate actions taken by prosecutors in the prosecution of this practice.
Key-words:
Child exposicion, ECA, child abuse, sensationalist media.
O tema vem sendo discutido e abordado em diversas mesas acadêmicas e sempre busca orientar os alunos de Comunicação à cerca do assunto em questão. Magistérios, assistentes sociais e defensores dos direitos da criança e adolescente sempre entram em confronto com empresários de produtos midiáticos, seja por críticas ao conteúdo exposto ou tendo que recorrer ao judiciário por meio de denúncias dessas exposições.
Assim como os donos das emissoras, os seus representantes à frente das câmeras possuem a mesma responsabilidade do que será dito para população, pelo fato de deter o conhecimento do ocorrido e de ser um formador de opinião , com isso, a população,