O que é ecoeficiencia
É saber equilibrar o desempenho econômico e o ambiental, é saber utilizar racionalmente a matéria-prima e a energia, é saber reduzir os níveis de acidentes e ao mesmo tempo satisfazer acionistas, clientes, fornecedores, governo, imprensa, etc.
PNUMA – Programa das Nações unidas para meio ambiente
UNEP – UNITED NATIONS ENVIRONMENTAL PROGRAM
Para alcançar os objetivos, o PML concentra-se em duas vertentes: difusão da informação e capacitação. Um dos instrumentos mais importantes de apoio a esses objetivos são os centros nacionais para a P+L. atuam em conjunto com a organização das Nações Unidas p/ o desenvolvimento industrial.
No Brasil, esse centro está localizado desde 95 no RS, junto ao SENAI. Atua com quatro produtos: disseminação de informação, implantação de programas de P+L nos setores produtivos, capacitação de profissionais e atuação em políticas ambientais.
******após a frase 17 recomendações...*
E no ano seguinte, no intuito de incentivar a adoção da P+L surge a “Declaração Internacional sobre a P+L”, com 159 assinaturas, entre países, empresas, ongs, associações profissionais e agências internacionais. Reconhece-se então a necessidade de adotar praticas de produção e consumo mais sustentáveis.
As dificuldades de implantação DO PML
Apesar das vantagens ambientais e econômicas provenientes da aplicação da PML, seu uso ainda se encontra bem limitado no Brasil. Existem barreiras internas às empresas para a implementação da PML. Diversos estudos demonstraram que a classificação desses impedimentos depende da empresa avaliada, mas na maioria dos casos são:
*mostrar a tabela: dificuldades de implantação do PML*
Ecoeficiencia
***** 3 objetivos centrais
Redução do consumo de recursos: minimizar a utilização de energia, materiais, agua, solo, favorecendo a durabilidade do produto e fechando o ciclo de materiais.
Redução do impacto na natureza: inclui a minimização das emissões gasosas, descargas líquidas, eliminação de