espaço e tempo na escola
Trabalho a ser apresentado da disciplina de
Metodologia Cientifica, do curso de Administração do primeiro período, ministradas pelos Professor Milton
PIRASSUNUNGA
03/2010
Espaço e tempo na escola - Pedro Georgen
1.0.Introdução
De um modo geral, espaço e tempo na escola são aspectos concretos como duração de horários, e dimensão do espaço, como pátios, corredores e até mesmo o que escola oferece, como laboratórios e bibliotecas.
Com relação ao texto de Pedro Goergen ele volta a temática para um assunto menos aparente, construídos no inicio da modernidade. Segundo o texto métodos das ciências nasceram com Bacon no século XII.
Expondo pontos de vista distintos em três partes, Comenius com sua Didática Magna mostra como no inicio da modernidade busca configurar o processo educativo; As ilusões perdidas de Balzac com rigidez natural dos conceitos de espaço e tempo e com Bauman e sua Modernidade liquida as transformações do espaço e tempo no mundo da tecnologia.
2.0.Conclusão
Desde as primeiras civilizações, cada organização social apresenta sua noção do tempo que a auxilia na construção de sua identidade, de sua cultura. O "tempo" é um dos elementos fundamentais na construção social da realidade de cada indivíduo. Através dele cada grupo social desenvolve sua apreensão da experiência, sua percepção do mundo e do espaço. Antigamente, para conhecer uma cultura, era necessário viagens longas, que duravam horas, e até mesmo dias, hoje em dia podemos visualizar tudo com apenas um “click”. O homem que criou as máquinas que economizam o tempo está apressado demais para experimentar a vida, para contemplar os novos espaços. O homem não necessita mais viajar para conhecer novos lugares, não necessita mais vivenciar suas próprias experiências, ele pode ler, todos os acontecimentos no jornal, que hoje se tornou um