Resistências ao Capitalismo
Resistências ao Capitalismo
Nome: Gabriella Cristina – nº 07
Turma: 303
Governador Valadares – 2014
Roteiro:
Pesquisa: Resistências ao capitalismo * comunismo (Rússia) * anarquismo (Itália) * relação do movimento PUNK com o anarquismo
Obs.: a pesquisa deve ter país de origem, principais líderes e como que foi as resistências desses grupos.
O trabalho é individual, digitado (sem cópia da internet). Deve ter capa, roteiro, fotos/gravuras de documentos históricos relacionados ao tema com comentários.
Comunismo e Anarquismo “Os movimentos anarquista e marxista surgiram e ganharam forte atuação no século XIX, em meio aos efeitos sociais da Revolução Industrial. Foram ambos contestadores da ordem liberal capitalista e do Estado garantidor das condições trabalhistas da época, coincidindo, também, quanto ao ideal comunista: o fim das divisões de classes, da exploração e até mesmo do Estado. A despeito dessas semelhanças (de origem, alguns alvos de atuação e objetivos finais), divergiam quanto ao caminho a ser seguido para alcançar o comunismo. Para os marxistas, deveria haver uma fase intermediária socialista — a ditadura do proletariado —, um Estado revolucionário que construiria as condições viabilizadoras do comunismo, tais como lidar com os movimentos contra-revolucionários que viessem a surgir na transição. Os anarquistas, ao contrário, pensavam em erradicar não apenas as classes, as instituições e as tradições, mas sobretudo o Estado. Na segunda metade do século XIX, durante o século XX, e ainda no século XXI as diferenças prevaleceram sobre as semelhanças, promovendo entre os dois movimentos socialistas uma convivência de choques e divergências, nas suas lutas contra a ordem estabelecida.”
O comunismo e o