Quimica organica
Resistências ao capitalismo
. Comunismo
. anarquismo
. Relação do movimento PUNK com o anarquismo.
SOCIOLOGIA
NOME: Higor Cota Dutra Lacerda
TURMA: 303
Nº: 17
Governador Valadares
2014
.Capitalismo: Resistências do capitalismo.
.Comunismo: Resistências do comunismo.
.Anarquismo: Resistências do anarquismo.
Sumário
1.Capitalismo..................... p.1 e p.2 2.Comunismo p.2 3. Anarquismo p.2 e p.3 4. Movimento PUNK e o anarquismo p.3
Referência Bibliográfica DACIO TOMAZI, NELSON.SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO. São Paulo: Moderna, 2010.
2º edição. São Paulo ABNT, 2002.
Uma das maiores preocupações mundiais, pelos menos pseudo-teoricamente falando, diz respeito à degradação pelo qual vem passando o planeta, daí originando-se a nomenclatura da vez, o vocábulo mais falado do século XXI: sustentabilidade. Mas tudo isso, toda essa degradação ambiental e afim, fora e ainda é ensejada pelo avanço exacerbado do Capitalismo, voraz e desenfreado, irrefutável e destruidor, com o escopo “benévolo” da globalização, da economia, do setor privado e do neoliberalismo.
Todavia, não há como falar em Capitalismo e suas nuanças sem antes não falar em trabalho, tanto braçal quanto tecnológico, já que qualquer uma de suas formas e espécies funciona como alicerce do sistema econômico em questão e vigente, o Capitalismo. Ora, para quê serve o trabalho senão para produzir riquezas, robustecer ainda mais o corpo capitalista e alienar o trabalhador ao produzir em demasia objetos estranhos e alheios a si mesmo? É o que Marx asseverara ao dizer que,“quanto mais o mundo das coisas aumenta de valor, mais o mundo dos homens se desvaloriza. Ocorre então a alienação, já que todo trabalho é alienado, na medida em que se manifesta como produção de um objeto que é alheio ao sujeito criador”.
Sem sombras de dúvidas, o Capitalismo extirpa do homem a sua força de trabalho e sua