Espaço e forma na educação infantil
SÍNTESE
Os professores devem ter um conhecimento sobre geometria, aplicando na criança em forma de espaço em sala de aula, não apenas em caderno de artes, esse campo precisa ser mais explorado por educadores que querem desenvolver melhores funcionamentos para seus alunos.
Esse é um trabalho junto com a matemática, mas infelizmente os professores apenas querem que os alunos aprendam o que é: triângulo, quadrado, retângulo e círculo desenhando e nomeando-os, mas não é apenas isso, pois elas devem perceber que essas formas são encontradas em suas vidas cotidianas, em prédios, casas, janelas, carros e assim por diante, mas outras coisas são pouco exploradas na escola como alguns jogos: amarelinha, jogar bola, esse acesso ficou muito restrito aos alunos. É importante que o professor já utilize aquilo que as crianças já conhecem pra reorganizar os saberes de cada um, dar quebra cabeças e jogos e mostrar o espaço também dentro dessas atividades.
A criança tem suas fases, as iniciais são o tato, visão, engatinhar, andar, todos elas precisam vivenciar essa experiência dentro de um espaço, para não rejeitarem essas formas quando olharem, e podem perceber isso apenas amassando um papel até ficar em formato arredondado por exemplo.
Algo que as interessa muito é brincar com o próprio corpo, saber o que cada um representa e qual o formato da mão, do pé, da cabeça, não só dizendo a forma que cada um tem, mas dançando, correndo, brincando, se tocando, assim saberão o seu tamanho, e o espaço que ocupam, e visualizar as formar de cada um, também irão memorizar, terão coordenação motora e visual, e poderá até alfabetizá-las dessa maneira também.
Enfim, para crianças de 3 a 6 anos é preciso ensinar de modos diferentes e divertidas para que explorem e vivenciem esses conhecimentos geométricos.
FACULDADE SANTA IZILDINHA
ESPAÇO E FORMA