Espaço social n'Os Maias
O espaço social n’Os Maias
A obra Os Maias, apresenta características temáticas influenciadas pelas características da época, nomeadamente a crítica social. Ao longo do romance, a narração vai-se desenrolando em vários espaços sociais. Vamos agora analisar cada um deles. O espaço social comporta os ambientes (jantares, chás, soirés, bailes, espetáculos), onde atuam as personagens que o narrador julgou melhor representarem a sociedade por ele criticada - as classes dirigentes, a alta aristocracia e a burguesia.
1. Jantar no Hotel Central
Neste espaço, Carlos é apresentado à alta sociedade lisboeta, sendo coroada como uma sociedade retrógrada e de mentalidade limitada, para além disso, é fala-se ainda da situação financeira do país.
2. Episódio das corridas
Neste episódio, retrata-se o desejo de imitar o estrangeiro (inglês), de modo a atingir um estatuto de alta sociedade. No entanto, o comportamento apresentado revela-se não de elementos de uma alta sociedade mas sim uma mentalidade provinciana, na qual, o interesse geral, não é assistir às corridas, mas sim, a procura de satisfazer os desejos pessoais.
3. Jantar do Conde de Gouvarinho
Neste jantar, o principal interesse é a restituição da relação de Carlos com a condessa de Gouvarinho, a qual Carlos já se desinteressará. É de notar a ignorância e a falta de inteligência de Sousa Neto e note-se também a incompetência dos políticos, principalmente no Conde de Gouvarinho e em Sousa Neto.
4. Episódios dos Jornais
Estes episódios evidenciam o jornalismo da época como sendo corrupto, motivados por razões económicas e financeiras. Evidencia-se também a facilidade de pessoas com alto estatuto social puder “encomendar” noticias, demonstrado assim como o jornalismo da época é parcial nos temas.
5. Sarau no Teatro da Trindade
O Sarau realiza-se sobretudo com o objetivo de ajudar as vítimas das cheias do Ribatejo. A primeira crítica apresenta-se na ignorância do