Relatório
Docente: Fátima Cação
Data: 13.maio.2014
Aluna: Luana Lima nº18
Turma: 11ºB
Ìndice
Introdução…………………………………………………………………………3
Caraterização das restantes personagens da obra….…………4,5
O espaço na obra Os Maias…………..………………………………….6,7
Aspetos importantes……………………………………………….……….8,9
Conclusão…………………………………………………………………………10
Bibliografia………………………………………………………………….…...11
Anexos……………..…………………………………….………12,13,14,15,16
Introdução
A nossa aula teve início com a caraterização das restantes personagens visto que, já tínhamos caraterizado as personagens da intriga principal. Neste momento da aula, distinguimos personagens planas de personagens tipo.
Seguidamente, abordamos o espaço na obra Os Maias. Aqui, falámos sobre o espaço físico/geográfico e a sua dupla função e especificamos alguns locais, tais como: a quinta de Santa Olávia, Coimbra, Lisboa e Ramalhete.
Caraterização das restantes personagens d’Os Maias
Na última aula, tínhamos já caraterizado as personagens da intriga principal: Afonso da Maia, João da Ega, Carlos da Maia, Pedro da Maia e Mª Eduarda.
Vimos que as personagens da intriga principal eram modeladas, ricas, complexas, densas, evoluem ao longo dos acontecimentos.
Inferimos, também, que podemos fazer uma caraterização direta – predominante em Carlos da Maia – ou uma caraterização indireta.
Nesta aula, procedemos á caraterização das restantes personagens da obra Os Maias.
Começamos por fazer uma distinção entre personagens planas e personagens tipo:
- Personagens planas: não têm grande densidade psicológica. Não temos acesso aos seus pensamentos, ao seu Mundo. O seu comportamento ao longo dos acontecimentos é sempre igual, não se altera. - Personagens tipo: representam um grupo social, um vício, um comportamento, uma determinada forma de agir.
As