esgoto
A devolução das águas residuais ao meio ambiente devera prever o seu tratamento, seguido do lançamento adequado no corpo receptor que pode ser um rio, um lago ou no mar através de um emissário submarino.
As águas residuais podem ser transportadas por tubulações diretamente aos rios, lagos, lagunas ou mares ou levado às estações de tratamento e depois de tratado, devolvido aos cursos d’água.
Os dejetos humanos podem ser veículos de germes patogênicos de varias doenças, por isso, torna-se indispensável afastar as possibilidades de seu contato com:
-homem
-águas de abastecimento
- vetores (moscas, baratas)
-alimentos
Por causa da falta de medidas praticas de saneamento e educação sanitária, grande parte da população tende a lançar os dejetos diretamente sobre o solo, criando, desse modo, situações favoráveis a transmissão de doenças.
Sob o aspecto sanitário, o destino adequado dos dejetos humanos visa, fundamentalmente, ao controle e à prevenção de doenças a eles relacionadas.
TIPOS DE ESGOTOS:
I. Esgotos domésticos: provém, principalmente, de residências, estabelecimentos comerciais, instituições ou qualquer edificação que dispõem de instalações de banheiros, lavanderias e cozinhas. Compõem-se essencialmente de água de banho, excretas, papel higiênico, restos de comida, sabão, detergentes e águas de lavagem.
II. Esgotos Industriais: compreendem os resíduos orgânicos de indústria de alimentos, matadouros, etc; as águas residuarias agressivas, procedentes de indústrias de metais, etc; as águas residuárias procedentes de indústrias de cerâmica, água de refrigeração, etc;
III. Água pluviais: são as águas procedentes das chuvas
IV. Água de infiltração: são as