esgotos
O secretário da Casa Civil, Rui Costa, falou da importância e do prazo de conclusão da obra: A obra de esgotamento sanitário de Conquista é uma obra importantíssima, porque traz saúde para as pessoas e mais equilíbrio para o meio ambiente. Nós estamos concluindo a obra, que entrará em operação de teste até o final de outubro. E a partir daí, já podemos fazer as ligações intradomiciliares, as pessoas já poderão ligar as suas casas até a rede de esgoto. E com isso, nós teremos uma cidade saneada, com mais saúde e ambientalmente sustentável, disse.
Ainda, segundo o secretário, o município será contemplado com mais investimentos oriundos da 2ª etapa do Programa de Aceleracao do Crescimento/ PAC 2. Com a conclusão dessa obra, Vitória da Conquista terá 85% de cobertura do esgotamento da cidade. Nós já demos entrada no percentual restante, no projeto PAC 2, para que possamos chegar em breve a 100% de cobertura da cidade.
A finalização da obra vai atender um grande anseio da população: a desativação da antiga estação, conhecida como Pinicão. O esgoto que era depositado nessa área será redirecionado, através de 5 quilômetros de tubulação, até a nova estação de tratamento. De acordo com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira, o Pinicão passará por um processo de despoluição: Ele será desativado e passará por um processo de despoluição. Nós teremos que retirar cerca de 200.000 m³ de lodo que está ali, posteriormente será pensado um projeto, no qual iremos discutir junto à Administração Municipal, para se definir qual a melhor destinação da área. Essa obra será muito