Esgoto
Professor : Luana Maris
Disciplina: INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS
Curso: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES Período: 3º
Nome: __Rafaela Fernandes da Silva____ Data:15 /06/2015.
INSTALAÇÕES - ESGOTO
1) Defina “ETA” e “ETE” – pesquise e faça uma síntese de cada uma das respectivas instalações.
R: Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que, no Brasil, se designa oficialmente também por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor.
Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.
Etapas de tratamento de um efluente:O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE), compreende basicamente as seguintes etapas: -pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário (floculação e sedimentação), tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário (polimento da água), remoção de nutrientes e desinfecção.
R: Etapas de tratamento de água: Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo1 e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população2 . A captação da água bruta é feita em rios ou represas3 que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento4 . Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.
O processo de tratamento utiliza processos físicos e químicos para que a água adquira as propriedades