fertilidade
RETROCRUZAMENTOS: O esquema clássico do método envolve a seleção de duas variedades :uma adaptada e produtiva, porém com alguma característica indesejável que não existe na outra. O cruzamento entre as duas variedades é realizado e o híbrido F1, retrocruzado com o genitor recorrente em sucessivas gerações. Após um número suficiente de retrocruzamentos, as progênies serão heterozigotas para os alelos em transferência, mas homozigotas para todos os demais.
NÚMERO DE GENES EM TRANSFERÊNCIA: Características com alta herdabilidade,controladas por um ou poucos genes,são mais facilmente transferidas por esse método. A transferência de alelos dominantes é realizada mais diretamente que a de alelos recessivos .Se o alelo em transferência for recessivo,a autofecundação torna-se essencial para a sua manifestação.Quando o número de genes envolvidos no programa de retrocruzamentos é elevado,é necessária a manipulação de grandes populações.
NÚMERO DE GERAÇÕES DE RETROCRUZAMENTOS: Em autógamas ,a recuperação do genitor recorrente é assegurada após um número suficiente de retrocruzamentos. A proporção de genes do genitor doador é reduzida à metade após cada geração de retrocruzamentos .Na ausência de seleção e ligamento fatorial,a equação para a média de recuperação do genitor recorrente.
O NÚMERO DE RETROCRUZAMENTOS