Fertilidade
Diferenca M.O./Humus: A expressão matéria orgânica refere-se aos materiais de origem animal ou vegetal, em diferentes fases de descomposicao dispostos no solo. Húmus é reservado para caracterizar a matéria orgânica que sofreu um processo bioquímico de decomposição e deu origem a uma fração coloidal, de constituição diferente da matéria-prima original e capaz de proporcionar ao solo melhoria em suas propriedades físicas, químicas e físico-químicas, além de conter sais minerais que servirão de nutrientes às plantas.
Divisao da Materia Organica:
Fracao Viva: Organismos vivos do solo e raizes Organismos vivos: Megafauna: >20 mm(Ratos, topeiras) Macrofauna: 2-20 mm(Insetos) Mesofauna: 100 μm – 2mm Microfauna: < 100 μm Biomassa: Organismos menores do que 0.1mm, predominando fungos, bacterias e actinomicetos em numero, massa e capacidade metabolica.
Fracao Morta: Residuos Organicos em diferentes fases de decomposicao Liteira, restos de cultura e residuos organicos: residuos vegetais e animais depositados na superficie do solo. Pluviolixiviados: Porcao de chuva que chega ao solo passando pela vegetacao, levando consigo alguns residuos organicos.
Propiedades da Materia Organica no Solo: (Fisica, Quimica e Biologica) Propiedades Fisicas:
Efeitos diretos e indiretos na densidade aparente
Estruturacao do Solo
Aeracao e drenagem
Efeitos diretos e indiretos na retencao de agua.
Consistencia
Outras (Cor, Classificacao, Temperatura)
Propiedades Quimicas:
Fornecimento de Nutrientes
Correcao de Substancias Toxicas pH do Solo
Poder tampao do solo
Propriedades Fisico-Quimicas:
Superficie Especifica
Adsorcao de Cations
CTC
Propriedades Biologicas:
Residuos Organicos Consequentemente: