Esferas de atividades sociais da linguagem
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, músicas, gestos, sons, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.
Além de informar a linguagem é usada de acordo com as nossas necessidades de uso e exercem variadas funções.
FUNÇÃO EMOTIVA: revela nossa opinião, nela prevalece a 1ª pessoa do singular, o eu, interjeições e exclamações. Em geral, essa função é vista nas produções de biografias, memórias, poemas e cartas de amor.
FUNÇÃO REFERENTE: que fala sobre algum contexto/ situação que relaciona os envolvidos. Nessa função predomina uma linguagem objetiva, direta, muito utilizada nas notícias de jornal, artigos de revistas e livros científicos.
FUNÇÃO APELATIVA (CONOTATIVA): comunica para a pessoa que irá ouvir, o "Tú" ou "Você". Em geral, ela é usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
FUNÇÃO FÁTICA: ocorre quando queremos saber se o meio de comunicação (carta, telefone, mensagem) está funcionando ou se ele está sendo compreendido pelas pessoas que o ouvem e para prolongar o assunto. Ex: “ alô!”, “ entenderam?”, "você concorda? não acha?".
FUNÇÃO POÉTICA: revela recursos imaginativos, afetivas, além de valorizar as palavras e as possíveis combinações. É, assim, uma linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas, entre outras.
FUNÇÃO METALINGUISTICA: é a linguagem usada para explicar a si mesma, um texto que comenta outro texto. Essa função é vista, principalmente, nos dicionários, glossários.
BIBLIOGRAFIA: http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A01_J.pdf