Energia Eolica
Uso da tecnologia do ar comprimido
Hamilton Cezar de Freitas Rocha1
RESUMO
Este artigo tem por objetivo fazer uma avaliação da possibilidade de aplicação da energia eólica, utilizando a propulsão a ar comprimido em motores de automóveis e verificar a possibilidade de uso em escala comercial. A pesquisa utilizou como referencial tecnológico a tecnologia desenvolvida pela empresa MDI (França).
Palavra-chave: energia eólica, ar comprimido.
1. INTRODUÇÃO
Dentre os diversos tipos de energia existentes, algumas se destacam por apresentarem um conjunto maior de benefícios, o que as torna mais atraentes do ponto de vista sustentável, a energia eólica é uma delas. Este tipo de energia já foi muito usada tradicionalmente no passado. Em épocas recentes a utilização das novas fontes de energia veio a substitui-la, principalmente em países em desenvolvimento.
Atualmente o ressurgimento de energias renováveis tem adquirido grande importância, principalmente por se tratar de um tipo de energia mais limpa que ajuda a proteger e manter o equilíbrio do meio ambiente, onde já se pode observar a acentuada degradação pelo uso de combustíveis fosseis.
_________________________________
Hamilton Cezar de Freitas Rocha/503846-1190: Graduando em Engenharia Elétrica com Linha de Formação em Potencia pela Faculdade Engenharia UNIME. 1ºSemestre/2012. E-mail: nikko_rocha@hotmail.com.
Orientadora: Prof.ª Priscila.
Segundo Rui Castro (2009), “A energia eólica é hoje em dia vista como uma das mais promissoras fontes de energia renováveis, caracterizada por uma tecnologia madura baseada principalmente na Europa e nos EUA. As turbinas eólicas, isoladas ou em pequenos grupos de quatro ou cinco, e, cada vez mais, em parques eólicos com quarenta e cinquenta unidades, são já um elemento habitual da paisagem de muitos países europeus, nomeadamente a Alemanha, Dinamarca, Holanda e, mais recentemente, o Reino Unido e a Espanha. Nos EUA, a