Escultura
Magia, religião, beleza, desafio, educação, perfeição, realidade, protesto e imaginação. Todas essas palavras conceituaram a arte em algum momento de sua história. A mudança desses conceitos e idéias desde a Pré-história é que irão delinear todo o movimento da arte até os nossos dias. Uma história de constante sobreposição de conceitos e idéias geradoras de imagens.
Definição
Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. O artista plástico, no caso escultor, produz uma escultura usando criatividade, sentimentos e idéias. Ele cria volumes, formas e define espaços numa escultura. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. Vários materiais como a pipeta se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possa ser utilizado para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas.
Ferramentas da Escultura Através da maior parte da história, permaneceram as obras dos artistas que se utilizaram dos materiais mais perenes e duráveis possíveis como a pedra ou metais. Ou que usavam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis. Mas de um modo geral, embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada, essas obras efêmeras não podem ser apreciadas por um público que não seja coevo. A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. Modernamente, novas técnicas, como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos, ou mesmo a utilização da luz coerente para dar uma