Escritório de Gerenciamento de Projetos
Project Management Office - PMO
O escritório de gerenciamento de projetos, do inglês Project Management Office – PMO, é uma unidade organizacional centralizada que supervisiona o gerenciamento de projetos e programas de toda a organização.
A finalidade do PMO é estabelecer e manter procedimentos e padrões para as metodologias de gerenciamento de projetos e gerenciar os recursos atribuídos aos projetos. Além disso, é responsável por: gerenciar os objetivos de um conjunto de projetos; manter e arquivar a documentação dos projetos para referência futura; contrapor o andamento do projeto com suas metas e reportar os resultados às equipes; avaliar o desempenho dos projetos ativos e sugerir correções; gerenciar as interdependências de todos os projetos dentro da autoridade do PMO; verificar se os projetos concluídos aderiram ao padrão da corporação.
O PMO pode existir em qualquer tipo de estrutura organizacional e desempenhar os seguintes papéis:
Escritório de controle de projetos – é responsável pela emissão de relatórios e pelo acompanhamento de indicadores, sem influenciar a maneira como os projetos são conduzidos, ajudando os gestores a assegurarem que o time do projeto alcance suas metas, resultados e orçamento estipulados.
Escritório de suporte de projetos – é geralmente utilizado para controle de projetos grandes ou de quantidade um pouco maior de projetos pequenos e médios, com poder de influir no andamento dos projetos por meio da atuação como mentor e da definição de metodologias, técnicas, métricas e ferramentas a serem utilizadas.
Escritório estratégico de projetos – é considerado um centro de excelência em gerenciamento de projetos e opera no nível corporativo, coordenando e definindo políticas para todos os projetos dentro da organização, gerenciando o portfólio corporativo e prestando auxílio aos escritórios de controle e de suporte de projetos, caso existam.
As razões para a implantação