RESENHA CRÍTICA – ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS.
RESENHA CRÍTICA – ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS.
UM ESTUDO DE CASO POR JEFFERSON LEANDRO ANSELMO E ANTONIO CESAR AMARU MAXIMILIANO
BRASÍLIA (DF)
MAIO 2013
1. INTRODUÇÃO
Com a complexidade dos desafios estruturais, econômicos, organizacionais e tecnológicos das empresas e, diante de uma sociedade globalizada e informada onde dogmas e conceitos surgem e caem na velocidade da internet, a necessidade de se ter projetos evoluindo permanentemente acelerou o desenvolvimento de técnicas e estruturas na gestão de projetos das empresas e instituições.
A Gestão de Projetos por si só não oferece todas as respostas para a correta condução dos projetos, cabendo a consideração sobre apoio das instâncias superiores e a capacidade de permeabilidade por toda a estrutura organizacional. Para tanto, as empresas experimentam varias formas de escritórios de projetos visando legitimá-los, dar padrão, suprir necessidades e controle, além de avaliar sua condução e seus resultados.
O texto escolhido para a resenha crítica foi “Escritório de Gerenciamento de Projetos - Um Estudo de Caso”, de Anselmo e Maximiliano .Este texto foi escolhido, após a leitura do outro texto proposto, por estar focado em uma única experiência e ter um caráter mais restritivo no ensaio sobre o tema. Entendo que tais circunstâncias facilitam o maior desenvolvimento e compreensão da resenha ora apresentada.
O estudo de caso se propõe, a partir de uma experiência relatada, reafirmar conceitos e demonstrar a importância do Escritório de Gerenciamento de Projetos. Reconhece as dificuldades que os projetos e sua gestão passam para se tornarem efetivos, ressaltando o baixo índice de sucesso e a carência de estruturas dedicadas a sua condução. Utiliza como parâmetro, três definições para Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP), optando pela definição citada de GONSALEZ & RODRIGUES (2002) que congrega o elemento organizacional de