2 guerra mundial
Entre 1942 e 1945, o Brasil foi integrante da aliança que combateu o Eixo. Provocado pelos ataques alemães em pleno litoral brasileiro, o país decidiu ir à guerra contra Hitler. A presente edição reúne as reportagens de VEJA sobre os fatos mais importantes da guerra para o país.
Capa: ilustração que estampou a capa da partitura da 'Canção do Expedicionário', hino criado para a campanha brasileira na guerra, publicada pela editora musical Irmãos Vitale. A canção é de autoria de Guilherme de Almeida (letra) e Spártaco Rossi (música).
Agosto de 1942
Uma carnificina no mar do Nordeste levou o governo a declarar guerra contra o Eixo. Um único submarino dos alemães afundou cinco embarcações - o que provocou quase 600 mortes. Ataques aconteceram em curtíssimo intervalo de tempo. E o presidente Vargas teve de agir.
leia mais
Julho de 1944
A Força Expedicionária Brasileira embarca para a Itália com 5.000 homens no seu primeiro batalhão; o cérebro da delegação militar nacional é o general Mascarenhas de Moraes. Preparação das tropas, contudo, é precária.
leia mais
Outubro de 1944
O 1º Grupo de Caça da FAB desembarcou na Itália para participar do teatro de operações; a preparação para os combates incluiu treinamento nos Estados Unidos e no Panamá; tropas foram entregues a comando americano.
leia mais
Novembro de 1944
Os pracinhas tomam Monte Castelo na quarta tentativa - e a conquista é estratégica para o prosseguimento da campanha Aliada pelos Apeninos. Derrotar os alemães tornara-se uma questão de honra para soldado da FEB.
leia mais
Abril de 1945
Soldados travam em Montese a batalha mais sangrenta desde a Guerra do Paraguai. Força total do país expeliu alemães da cidade italiana - e assegurou uma passagem mais tranqüila dos aliados a caminho do vale do rio Pó.
leia mais
O amoníaco é um gás incolor de cheiro picante, que se dissolve facilmente em água.