estrutura de dados e programaçao
Programação IV e Estrutura de Dados II
Nanuque / MG
2007
André Corrêa
Renato César
Programação IV e Estrutura de Dados II
Nanuque / MG
2007
SUMÁRIO
Pilhas 6
Filas 7
Árvores 8
Alocação Dinâmica 10
Alocação Seqüencial 11
Pesquisa Binária 12
Estruturas de dados e algoritmos são ferramentas fundamentais no processo de desenvolvimento e criação de softwares, sendo utilizados nas mais diversas áreas de desenvolvimento e com os mais diferentes propósitos de aplicabilidade.Sua principal função é organizar e gerar uma ordem lógica de uma sequencia de dados. Quando estes dados estão organizados (dispostos) de forma coerente, caracterizam uma estrutura de dados padrão. São a organização e os métodos que manipulam esta determinada estrutura que lhes conferem singularidade ou ordem. A escolha de uma estrutura de dados apropriada pode resolver problemas de ordenação, praticidade, velocidade e eficácia nas mais diferentes aplicações. O estudo das estruturas de dados está em constante desenvolvimento (assim como o de algoritmos), mas, apesar disso, existem certas estruturas clássicas que seguem um mesmo padrão lógico.
As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa. A definição da organização interna de uma estrutura de dados é tarefa do programador ou analista, que definem também qual será sua ordem estrutural, ou seja, qual o conjunto de procedimentos que podem ser usados para manipular os dados na estrutura de organização e métodos algorítmicos.
As estruturas de dados, na sua maioria dos casos, foram espelhadas em formas naturais de armazenamento do nosso dia a dia, ou seja, nada mais são que a transformação de uma forma de armazenamento já conhecida e utilizada no nosso mundo para o mundo computacional. Por isso, cada tipo de estrutura de dados possui